Técnicas constructivas


ADOBE

Técnica que consiste em moldar o tijolo cru em formas de madeira, onde o bloco de terra é seco (15 dias na sombra, 15 dias ao sol, sem que haja a queima do mesmo.

 

A mistura a ser moldada pode ser feita apenas com água e terra ou com o acréscimo de estabilizantes e fibras naturais.

 

Amassando com os pés, forma-se uma mistura plástica. Os tijolos de adobe são usados em paredes, abóbadas, cúpulas, entre outras.

 

 


COB

O COB é uma técnica que consiste em “moldar” a casa com uma massa composta de areia, argila, palha e água.

 

É uma técnica que permite bastante liberdade criativa, já que as paredes são erguidas com as mãos. Construir com COB é esculpir a arquitetura.

 

Como outras técnicas de bioconstrução, o COB induz a formas arredondadas, potencializando as características do material e aumentando a firmeza através das curvas

 

 


CORDWOOD

Esta técnica é oriunda da Europa, há séculos atrás, com a grande abundância de terra-crua e madeira. Camponeses criaram uma mistura na qual era utilizado uma argamassa de terra-crua, agua e areia, e com toros cortados do mesmo comprimento e diferentes larguras, aglutinavam e assentavam com esta argamassa

 

O Cord wood, é uma excelente superfície térmica e acústica, pois além da combinação dos materiais naturais, existe uma largura de geralmente 20 cm. Esta técnica não é auto portante, é necessário um sistema estrutural.

 

 


FARDOS DE PALHA

As construções em fardos de palha são mais eficazes, quer a nível acústico, quer a nível térmico. Quando bem construídas, são seguras, e o mito do perigo de incêndios é contestado todos os dias, pelas milhares de construções pelo mundo fora, existindo algumas no sul dos Estados Unidos com mais de 150 anos.

È rápido, barato e agradável, construir com fardos de palha. e, por todo o planeta, este tipo de construção ganha força diariamente.

 

A qualidade da construçao de palha é tal que em alguns paises foi estudada e recomendada pelo próprio estado, como por exemplo a Áustria e outros paises nórdicos, onde foi criado um método próprio. Se tivermos em conta os países e as condições climatéricas desses países, onde mais está desenvolvida esta construção, e comparamos com a doçura das nossas verificamos que seria uma excelente oportunidade ecológica e económica para Portugal e os Portugueses.

 

Existem dois tipos principais de construção em fardos de palha, o "timber frame", que é uma casa com estrutura em madeira e depois aplicados os fardos para "encher" as paredes; e o "load bearing", que não tem qualquer estrutura senão as paredes, bem comprimidas, e que levam umlintel em madeira ao longo do topo, onde depois é alojado o telhado.

 

 


TAIPA

A taipa é um sistema rudimentar de construção de paredes e muros. A técnica consiste em comprimir a terra em formas de madeira no formato de uma grande caixa, onde o material a ser socado é disposto em camadas de aproximadamente quinze centímetrosde altura. Essas camadas são reduzidas à metade da altura pelo processo de piloamento.

 

Essa técnica é usada para formar as paredes externas e as internas, estruturais, sobrecarregadas com pavimento superior ou com madeiramento do telhado.

 

 


Tabique

Técnica em que as paredes são armadas com madeira ou bambu e preenchidas com barro e fibra. A matéria-prima consiste em trama de madeira ou outro material para amarrar a trama, barro local, água e fibra vegetal, como a palha. O barro local e água são amassados com os pés e, depois de homogeneizados, são misturados à fibra e a massa é usada para preencher a trama. Normalmente usada para erguer parede estrutural ou de vedação.

 

Costumamos utilizar esta técnica, porém fazemos com parede dupla, ficando no meio uma caixa de ar, excelente isolamento térmico e acustico.